
Home
/
Notícias
/
Rádio Metropole
/
Presidentes do Apaxes do Tororó relembram origem do bloco: "Mudou a história do carnaval"
Rádio Metropole
Presidentes do Apaxes do Tororó relembram origem do bloco: "Mudou a história do carnaval"
Adelmo Costa e Joselito Crispim participaram do programa Revele, da Rádio Metropole, nesta quarta-feira (22)

Foto: Reprodução/Rádio Metropole
Os presidentes do bloco Apaxes do Tororó, Adelmo Costa e Joselito Crispim, relembraram a trajetória e a importância histórica do grupo no Carnaval de Salvador. Em entrevista ao programa Revele, da Rádio Metropole, nesta quarta-feira (22), eles destacaram que o bloco, criado no fim da década de 1960, marcou época ao introduzir novas sonoridades.
“O Apaches foi o bloco que mudou toda a história do carnaval. Foi o primeiro a ter música própria, com uma bateria potente e um estilo único”, afirmou Adelmo. Durante a conversa, ele ainda contou que a inspiração para o nome e a estética do bloco também veio dos filmes de faroeste. “Tinha um cara que colocava um painel na rua e exibia filmes no Tororó. Era muito filme de indígena americano, e isso ficou na cabeça da gente”, lembrou.
Ao falar sobre a resistência e os desafios enfrentados, os entrevistados relembraram episódios de preconceito e repressão. “Nós nunca tivemos olhos azuis, sempre foi negrada. Nós éramos muito hostilizados, com aquela fama de índio valente”, contou Joselito. Mesmo diante das dificuldades, Adelmo ressaltou o legado do bloco e sua contribuição para a cultura afroindígena do Carnaval. “A nossa batida existe há 57 anos, nunca mudou. É a nossa identidade, e seguimos firmes com ela”, concluiu.
Confira entrevista na íntegra:
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.