Quinta-feira, 23 de outubro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Rádio Metropole

/

Educador físico alerta para importância da progressão gradual dos treinos

Rádio Metropole

Educador físico alerta para importância da progressão gradual dos treinos

Mesmo a alta intensidade nos treinos não é benéfica para saúde, quando feita de maneira constante

Educador físico alerta para importância da progressão gradual dos treinos

Foto: Metropress

Por: Metro1 no dia 22 de outubro de 2025 às 18:43

Atualizado: no dia 22 de outubro de 2025 às 18:47

A prática de atividades físicas é uma alternativa importante para saúde mental, para evitar doenças crônicas e envelhecer de forma saudável. No entanto, um fator que afasta pessoas destas práticas é a intensidade dos exercícios e vida atlética. O profissional de educação física Marcos Paulo Santos, em entrevista ao Metropole Saúde desta quarta-feira (22), afirmou que a prática de atividades físicas precisa ser gradual, desde a sua intensidade, até a sua inserção na vida de quem está começando.

O especialista comentou sobre a confusão que existe entre uma pessoa que cuida do seu corpo com atividades físicas normais, e atletas de alto rendimento"Nós não somos atletas para o tempo inteiro fazer atividade física... Quem precisa a todo instante estar trabalhando zonas de frequência cardíaca são atletas. As pessoas ativas, que tem atividade física como prática normal, não precisam estar tão escravas de métricas de performance".

Marcus Paulo ainda pontuou que a alta intensidade, quando constante, também não é benéfica. Ele fez um alerta para a periodização dos treinos, uma técnica utilizada para variar volume e intensidade. Na periodização existe também o momento de treino regenerativo, essa grande variação de estímulo é a que faz o físico evoluir e a performance aumentar, pois tão importante quanto a prática, é o descanso após ela.

Confira a entrevista na íntegra: