Quinta-feira, 30 de outubro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Rádio Metropole

/

Presidente do IAB-BA defende tombamento da Casa D’Itália em Salvador

Rádio Metropole

Presidente do IAB-BA defende tombamento da Casa D’Itália em Salvador

Daniel Colina concedeu entrevista à Rádio Metropole nesta quinta-feira (30)

Presidente do IAB-BA defende tombamento da Casa D’Itália em Salvador

Foto: Catarina Queiroz/Metropress

Por: Metro1 no dia 30 de outubro de 2025 às 09:36

O presidente do Instituto de Arquitetos da Bahia (IAB-BA), Daniel Colina, defendeu nesta quinta-feira (30), em entrevista à Rádio Metropole, o tombamento da Casa D’Itália, tradicional imóvel localizado na Avenida Sete de Setembro, no bairro do Campo Grande, em Salvador. A construção, de autoria de Rossi Batista, foi recentemente colocada à venda pela Associação Cultural Italiana, responsável pelo espaço, e está avaliada em R$ 23,2 milhões.

Colina destacou a relevância arquitetônica e cultural do prédio, ressaltando sua importância para a cidade. “Estamos conversando com pessoas de várias áreas. A Casa D’Itália, que está no centro histórico, de autoria de Rossi Batista. A Casa D’Itália merece um tombamento”, afirmou. Segundo ele, o imóvel vai além de sua função institucional: “A Casa D’Itália não é só a Casa D’Itália, é roteiro no Carnaval, faz parte da paisagem, a paisagem de Salvador inclui a Casa D’Itália”, completou.

Com terreno de mais de 3 mil m² e cerca de 900 m² de área construída, o casarão está livre de dívidas e pode ser visitado mediante agendamento. O edital de venda prevê prioridade para propostas à vista, mas também aceita opções parceladas ou por permuta. Localizado em uma Zona Predominante Residencial 3 (ZPR3), o imóvel pode abrigar empreendimentos verticais. A possível negociação, contudo, tem gerado preocupação entre arquitetos e defensores do patrimônio, que consideram o edifício um marco da memória urbana de Salvador.

Confira a entrevista na íntegra: