Rádio Metropole
Aila Menezes comenta relação com Preta Gil e tratamento de saúde bancado por ela: "Foi meu porto seguro”

Home
/
Notícias
/
Rádio Metropole
/
Geriatra afirma que uso de canabidiol pode substituir determinados medicamentos em idosos
Determinados medicamentos, com uso prolongado, pode trazer malefícios ao organismo

Foto: Metropress/Fernanda Vilas
O canabidiol é uma das várias substâncias produzidas pela canábis, usada para reativar o sistema endocanabinoide no organismo humano. Segundo o geriatra Antônio Carlos, em entrevista ao Metropole Saúde desta sexta-feira (31), o canabidiol funciona como um substituto para alguns medicamentos, especialmente para a população idosa.
"Ele [o idoso] não usa uma medicação só, geralmente é uma para diabete, uma para hipertensão, uma para ansiedade, uma para depressão. Geralmente, quando a gente entra com o tratamento com canabidiol, uma das metas que temos, é um aspecto chamado de desprescrição, que é tentar diminuir o número de medicamentos que aquele idoso usa", disse o especialista.
Antônio Carlos afirmou que a substituição é útil pelo malefício que o uso prolongado de determinados medicamentos pode ter. "O canabidiol consegue e tem estudos para agir como um antipsicótico, para dores crônicas. O que sabemos? Que analgésicos, anti-inflamatórios, em qualquer um de nós, mas especialmente para a população idosa, pode trazer muitos malefícios, para o sistema do rim, para o fígado. Então, a utilização do canabidiol deve ser sempre começada com uma dose muito baixa e vai aumentando conforme melhora do paciente. Com isso, muitas vezes, conseguimos desprescrever".
Confira a entrevista na íntegra:
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.