Rádio Metropole
Sergio Augusto aponta desafios para gestão de Mamdani e alerta: “há esperança, mas a barra é pesada”

Home
/
Notícias
/
Rádio Metropole
/
Mário Magalhães destaca independência política e legado de Clara Charf
Em entrevista à Rádio Metropole, biógrafo de Marighella relembra convivência com Clara e anuncia nova obra sobre Carlos Lacerda

Foto: Reprodução/Youtube
O jornalista e escritor Mário Magalhães destacou o papel político e histórico de Clara Charf, viúva de Carlos Marighella, em entrevista concedida à Rádio Metropole nesta quinta-feira (6). Conhecido pela biografia "Marighella - O guerrilheiro que incendiou o mundo", o autor relembrou o período de pesquisa e a convivência com Clara, a quem descreveu como uma figura marcante da história brasileira.
Magalhães ressaltou que, embora Clara seja lembrada como companheira de Marighella, ela teve uma trajetória política independente e de grande relevância. “Dona Clara é lembrada e invocada como grande companheira de Marighella, luta e amor, mas ela teve uma militância política autônoma. Ela não viveu à sombra de Marighella nem quando ele estava vivo e nem depois de ser assassinado em 69. Teve voo próprio, obviamente vinculado a ele, assim como a vida dele foi vinculada à dela. Foi militante comunista, depois petista, grande militante feminista”, disse o escritor.
Durante a conversa, o jornalista também comentou sobre seu novo projeto, a biografia do político e jornalista Carlos Lacerda. Ele revelou que a obra deve ser lançada em 2026. “Eu devo entregar em dezembro, para o primeiro volume ser lançado em março”, adiantou.
Confira a entrevista na íntegra:
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.