Quarta-feira, 12 de novembro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Rádio Metropole

/

Psicóloga faz recomendações para evitar estresse do excesso de produtividade no trabalho

Rádio Metropole

Psicóloga faz recomendações para evitar estresse do excesso de produtividade no trabalho

O tempo de qualidade com a família e amigos, higiene do sono e práticas de atividades de lazer fazem parte das recomendações

Psicóloga faz recomendações para evitar estresse do excesso de produtividade no trabalho

Foto: Metropress/Fernanda Vilas

Por: Metro1 no dia 11 de novembro de 2025 às 19:13

A cobrança ou autocobrança por produtividade excessiva no trabalho e outras áreas da vida impacta negativamente na saúde física e mental dos trabalhadores. A psicóloga Ana Paula Nunes, em entrevista ao Metropole Saúde desta terça-feira (11), sugeriu uma série de dicas práticas para evitar a condição do burnout e problemas de saúde mental atrelados a ela, como ansiedade e depressão. Entre as dicas, ela listou, estava a realização da higiene do sono, de atividades de prazer ou lazer e ter mais tempo de qualidade com pessoas próximas.

As dicas também englobam atitudes possíveis de tomar na rotina de trabalho. "Desligar telas, sair de notebooks, computadores, televisões uma hora antes de dormir, porque eu consigo me desconectar de estímulos luminosos, de problemas relacionados ao trabalho. Fazer alguma atividade de lazer ou prazer, uma dança, uma música, fazer exercícios físicos também é importante. Tentar inserir algum momento com sua família, pessoas e amigos do seu convívio. No trabalho, fazer pequenas pausas, tentar reconhecer até onde é seu limite, tentar aprender a dizer não", afirmou.

A especialista fez um alerta para a valorização do tempo e atividades com pessoas próximas. "O que eu valorizo na minha vida? Que tempo eu estou separando para isso, algo tão valoroso na minha vida? Importante são as amizades? Então que tempo eu estou destinando para encontrar os amigos no fim de semana? O trabalho está disponível o tempo inteiro, mas trabalho é um momento da vida, precisamos olhar para outras áreas, outras dimensões. Que tempo eu estou destinando para essas outras áreas da vida", completou.

Confira a entrevista na íntegra: