Quinta-feira, 13 de novembro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Rádio Metropole

/

Dermatologista faz alerta para dermatite de contato que inflama com alimentos cítricos

Rádio Metropole

Dermatologista faz alerta para dermatite de contato que inflama com alimentos cítricos

Limão, Caju, Salsa são alguns dos alimentos citados pela especialista que podem fazer queimaduras na pele

Dermatologista faz alerta para dermatite de contato que inflama com alimentos cítricos

Foto: Reprodução/Rádio Metropole

Por: Metro1 no dia 12 de novembro de 2025 às 19:08

A dermatite é uma doença de pele que afeta diretamente a qualidade de vida de inúmeros jovens e adultos. A dermatologista Vitória Rêgo, em entrevista ao Metropole Saúde desta quarta-feira (12), fez um alerta para as dermatites de contato e o tipo que é atacado a partir do toque em alimentos cítricos, como limão, caju e salsa. Esta categoria da condição ganhar força e maior possibilidade de incidência, especialmente no verão.

A especialista fez recomendações de lavar as mãos, após a exposição desses alimentos. "Às vezes o paciente faz um suco de limão na cozinha, não lava a mão, ou lava mal, vai à janela e faz uma queimadura, como se fosse uma queimadura de fogo, pode fazer até bolha. Muito cuidado com esses alimentos, principalmente limão, caju, e alimentos de tempero como a salsa. Quando tiver contato com eles [os alimentos], lave as mãos antes da exposição solar", disse.

Além dos alimentos, a dermatologista Vitória Rêgo também ressaltou a atenção para dermatite de contato que é sensível a bijuterias. A utilização de relógios de borracha ou sandálias, podem inflamar a pele de pessoas que têm esta condição. Na verdade, é possível que algumas pessoas, que nunca tiveram alergias às bijuterias, desenvolvam essa sensibilidade, apesar de ela geralmente acometer pacientes que já tinham a alergia. 

Confira a entrevista na íntegra: