Rádio Metropole
Leticia Sabatella e Daniel Dantas destacam força da palavra no espetáculo Ilíada: "Politicamente é uma arma"

Home
/
Notícias
/
Rádio Metropole
/
Motorista aprova lei que obriga câmeras em apps: "Já deveria ter tido esse olhar"
Lorena Tosta relata exclusões injustas e situações de risco enfrentadas por motoristas

Foto: Catarina Queiroz/Metropress
A motorista de aplicativo Lorena Tosta afirmou, em entrevista à Rádio Metropole nesta sexta-feira (14), que a implementação de câmeras obrigatórias nos veículos de aplicativos em Salvador representa um avanço importante, mas tardio.
“A gente já deveria ter tido esse olhar para o motorista de aplicativo há mais tempo”, disse ela ao comentar a lei sancionada pela Prefeitura, que determina a instalação dos equipamentos de segurança.
Lorena relatou que muitos motoristas enfrentam situações injustas e até perigosas no dia a dia. “Muitas vezes os motoristas são excluídos da plataforma por algo injusto, que não cometeram. A gente está sujeito a todo tipo de situação, porque a gente não conhece quem estamos transportando, nem qual é a intenção dessas pessoas", disse.
A nova lei determina que as câmeras sejam instaladas na parte frontal interna dos veículos, com gravação automática desde o início até o fim da corrida. As empresas operadoras serão responsáveis pelo fornecimento dos equipamentos; se não o fizerem, o motorista deverá comprar e solicitar reembolso. As imagens serão armazenadas e gerenciadas pelo aplicativo. Usuários que não aceitarem a gravação poderão cancelar a corrida, arcando com uma taxa. As plataformas que descumprirem a norma poderão sofrer penalidades e até suspensão das atividades na capital. A lei já está em vigor.
Confira a entrevista na íntegra:
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.