Rádio Metropole
Dom Chicla relembra raízes no samba e trajetória musical em Salvador: "Eu não existo sem a música"

Home
/
Notícias
/
Rádio Metropole
/
“Livro físico ainda tem seu valor”, afirma editor Fernando Oberlaender em meio ao avanço do digital
Em entrevista, editor destaca que obras digitais ganham espaço pela praticidade, mas reforça que a experiência simbólica e sensorial da leitura tradicional continua insubstituível

Foto: Metropress/Catarina Queiroz
Com os avanços digitais, a busca por livros online tem crescido. O editor e artista plástico Fernando Oberlaender, em entrevista à Rádio Metropole nesta quinta-feira (13), afirmou que o livro físico ainda tem o seu valor, ainda que a compra digital tenha sido um abalo nas vendas.
“O livro digital tem a sua especificidade, se tivesse hoje, por exemplo, o livro jurídico digital, que atualiza todo dia, você ia gastar muito de papel. Então, tem coisas que o livro digital é muito mais eficiente”, comentou o editor.
Por outro lado, ele aponta que o livro físico ainda tem o seu valor: “literatura é um exercício da alma, é o culto do espírito, da alma, do simbólico. [No digital] Não dá para você estar passando página, e esse exercício de passar página faz parte do processo de você associar o tempo, que é a base do livro. Agora se você quer só informação técnica, o digital é muito melhor”, esclareceu.
“A questão da compra digital foi um abalo, porque aí você está dentro de todo um esquema de marketplace”, completou Oberlaender.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.