Rádio Metropole
Nutricionista recomenda não substituir alimentação básica por suplementos alimentares

Home
/
Notícias
/
Rádio Metropole
/
Emiliano José lança novo livro e ressalta legado político na imprensa: "O jornalismo brasileiro deve muito aos comunistas"
Escritor destaca influência política na imprensa e celebra reencontro com grandes nomes da comunicação

Foto: Reprodução/Rádio Metropole
O jornalista, escritor e historiador Emiliano José comentou o lançamento de seu vigésimo livro, "Os comunistas estão chegando", segunda parte da série Memórias da imprensa. Em entrevista ao Jornal da Cidade, da Rádio Metropole, o autor revelou que a obra reúne mini biografias de 18 personagens baianos que marcaram o jornalismo.
Ao refletir sobre seu papel como jornalista e intelectual, Emiliano reforçou a influência do movimento comunista na formação crítica do país. “O jornalismo brasileiro deve muito aos comunistas”, destacou.
O escritor ainda defendeu o conhecimento histórico como base da profissão. “Sem história a gente não anda. A utopia do jornalismo é a busca da verdade, ela pode não ser totalmente alcançável, mas deve ser procurada”, disse.
Durante o programa, Emiliano comentou a escolha do título e a capa do livro. Ele explicou que a inspiração veio de uma expressão que remete ao período da Guerra Fria. O livro é uma espécie de reencontro com meus parceiros de jornada”, afirmou, ao destacar a importância de registrar diferentes trajetórias.
Confira entrevista na íntegra:
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.