
Home
/
Notícias
/
Rádio Metropole
/
Escritor detalha livro que revisita e dialoga com pensamento de Darcy Ribeiro
Rádio Metropole
Escritor detalha livro que revisita e dialoga com pensamento de Darcy Ribeiro
Escritor concedeu entrevista à Radio Metropole nesta sexta-feira (28)

Foto: Metropress
A ideia de revisitar e atualizar o pensamento de Darcy Ribeiro em um livro, surgiu do interesse de reunir diversidade de pensamentos e promover um debate plural. É o que conta o escritor Murilo Cleto em entrevista ao Jornal da Bahia no Ar, nesta sexta-feira (28). Ele explicou as motivações que levaram a construção do livro "Vozes do Pensamento Brasileiro: Ensaios sobre ‘O Brasil como Problema’ em diálogo com Darcy Ribeiro".
"Promover debate plural, incorporar diferentes visões, tentar romper com cenário que estamos vivendo, de muita polarização, muito ódio, e tentar construir pontes, pensar o Brasil como problema, como escreve Marina Silva no artigo dela, enseja pensar soluções tão plurais quanto de fato os desafios que a gente tem enquanto nação", contou.
Cleto também reflete sobre a importância da obra para o desenvolvimento do país. "O livro busca recuperar a figura de Darcy Ribeiro como um farol para nos brasileiros, que estamos preocupados com o rumo que estamos tomando, faz muita falta uma figura como Darcy hoje, que busca pensar um projeto de pais, um projeto de desenvolvimento, que esteja além de bandeiras, politico-partidárias, que dialogue com elas naturalmente, mas que esteja além das brigas políticas que a gente vê hoje", alertou.
O autor reforça que a iniciativa surgiu do Museu Casa Darcy Ribeiro, antiga casa de veraneio de Darcy Ribeiro em Maricá, Rio de janeiro, e conta com artigos assinados por autores com trajetórias marcantes nas áreas abordadas por Darcy Ribeiro, nos diferentes capítulos do livro. Entre os citados estão o jornalista Wilson Gomes, a Ministra do Meio Ambiente Marina Silva e o filósofo Francisco Bosco.
Confira a entrevista completa:
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

