
Home
/
Notícias
/
Rádio Metropole
/
Ginecologista alerta para necessidade do controle de peso por pacientes com Síndrome do Ovário Policístico
Rádio Metropole
Ginecologista alerta para necessidade do controle de peso por pacientes com Síndrome do Ovário Policístico
O sobrepeso, para portadores da síndrome, pode inclusive ter impactos em componentes cerebrais

Foto: Reprodução/Rádio Metropole
A Síndrome do Ovário Policístico é um distúrbio hormonal que acomete as mulheres e dificulta o processo de gravidez. O ginecologista Agnaldo Viana alertou, em entrevista ao Metropole Saúde desta terça-feira (2), para a necessidade de pacientes portadoras da síndrome controlarem o peso, pois o sobrepeso pode provocar ainda mais complicações em quem tem o problema.
Segundo o especialista, quando você diminui o peso, diminui também a gordura, o acúmulo de testosterona e a resistência à insulina, você mesmo está tratando o seu próprio problema. "É importantíssimo o controle de peso. Há mulheres policísticas que não tem o peso aumentado, logo a guerra dela vai ser outra, mas para pacientes que tem sobrepeso, o peso tem que sair dessa equação, ele vai ser ponto principal".
Ansiedade e depressão
O excesso de peso pode impactar negativamente em componentes cerebrais. "Eu tava dando uma olhada em estudos com associações da Síndrome do Ovário Policístico à ansiedade e depressão. Tem a questão da estética, mas também há um desequilíbrio que chega em um ponto que a resistência à insulina vai estar afetando metabolicamente o cérebro... Qual a base disso aí? Perder peso", afirmou o ginecologista.
Confira a entrevista na íntegra:
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

