Rádio Metropole
Presidente do IPAC esclarece papel do órgão na preservação dos bens culturais do estado

Home
/
Notícias
/
Rádio Metropole
/
"Os fanáticos fazem uma interpretação da Bíblia a partir da visão do homem branco", diz pastora Gicélia Cruz
Gicélia Cruz critica interpretação eurocentrada das Escrituras e propõe formação antirracista no meio evangélico

Foto: Reprodução/YouTube
A pastora Gicélia Cruz afirmou, durante entrevista ao Jornal da Cidade, que a intolerância religiosa está ligada a uma interpretação eurocentrada da Bíblia, que apaga o protagonismo africano na história sagrada.
“Os fanáticos fazem uma interpretação da Bíblia a partir da visão do homem branco”, declarou, ao defender uma leitura afrocentrada das Escrituras.
Durante o programa, Gicélia explicou que o coletivo negro evangélico, idealizado por ela, surgiu como resposta à ausência de negros evangélicos na Marcha da Consciência Negra e atua por meio de formação teológica e política. “Decidimos mostrar a África a partir da Bíblia e fazer uma leitura afro-centrada”, afirmou.
Para a pastora, o movimento combate a invisibilização histórica e busca resgatar a identidade negra dentro do espaço religioso. Ela também destacou a experiência da diáspora africana como chave para compreender a religiosidade negra no Brasil. “Eu sou uma mulher preta, teóloga, e trago essa memória no corpo e na fé”, completou.
Confira na íntegra:
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.