Rádio Metropole
Presidente do IPAC esclarece papel do órgão na preservação dos bens culturais do estado

Home
/
Notícias
/
Rádio Metropole
/
Secretária Ângela Guimarães destaca reabertura do Museu Wanderley Pinho: "É um presente para nós baianos"
Secretária comenta nova fase dos museus baianos e faz balanço das políticas de promoção da igualdade racial

Foto: Reprodução/Rádio Metropole
A secretária da Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais da Bahia, Ângela Guimarães, exaltou a reabertura do Museu Wanderley Pinho e a nova proposta do espaço durante entrevista ao Jornal da Cidade. Ela descreveu o equipamento como um ambiente ressignificado, com foco em leituras sobre o passado.
“Está lindo, reformado, com uma nova concepção, com uma linha do tempo da presença indígena e uma contra-narrativa contra-colonial. Fiquei apaixonada. É um presente para nós baianos e para os turistas”, afirmou.
Durante a conversa, Ângela também convidou a população a visitar os museus do estado e avaliou o momento vivido pelos equipamentos culturais. “Nós precisamos conhecer. A Bahia está vivendo uma nova fase, com programações intensas e a presença da comunidade”, disse, ao citar espaços como o Museu de Arte Contemporânea da Bahia (MAC) e o Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (Muncab).
Ao fazer um balanço da sua gestão, a secretária ressaltou os desafios de enfrentar o racismo estrutural e destacou a tradição de mobilização dos movimentos negros no estado. “O racismo é uma tecnologia de poder que vai se aperfeiçoando ao longo do tempo. Precisamos materializar pautas que são antigas e urgentes ao mesmo tempo”, completou.
Confira entrevista na íntegra:
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.