Confira entrevista na íntegra:
Home
/
Notícias
/
Rádio Metropole
/
“O Carnaval perdeu sua alma libertária”, diz compositor Walter Queiroz
Rádio Metropole
“O Carnaval perdeu sua alma libertária”, diz compositor Walter Queiroz
Walter Queiroz critica estrutura do carnaval e comenta cenário atual da música

Foto: Reprodução/Rádio Metropole
O compositor e publicitário Walter Queiroz refletiu sobre as mudanças estruturais do Carnaval baiano e criticou as atuais músicas carnavalescas. Em entrevista ao Jornal da Cidade, nesta sexta-feira (12), ele destacou que a festa já foi mais democrática e espontânea.
Para Walter, o avanço dos camarotes e megablocos retirou da celebração parte de sua essência. “O Carnaval, sem esse sentido libertário, sem essa alma irmã, perde muitas características, tanto que perdeu. O Carnaval perdeu sua alma libertária", disse.
Ao avaliar a música carnavalesca produzida hoje, Queiroz foi direto sobre o impacto das mudanças culturais e tecnológicas. “O padrão estético foi atingido. Eu não reconheço nenhuma música do que ouço mais”, afirmou, questionando a permanência de hits e comparando com épocas em que as chanchadas ajudavam a transformar canções em sucessos nacionais.
O compostitor comentou o papel da inteligência artificial na produção musical contemporânea e apontou caminhos possíveis para revitalizar a festa. Ele defendeu a criação de novos formatos e sugeriu que a Cidade Baixa poderia receber parte dos blocos para revitalizar a experiência. Para ele, Salvador pode voltar a ter um Carnaval plural. “Torço para que a gente possa encontrar novas soluções”, concluiu.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.


