Vote na disputa pelo Prêmio PEBA para piores empresas da Bahia>>

Segunda-feira, 15 de dezembro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Rádio Metropole

/

Rui Costa critica PL da Dosimetria e diz que Câmara deu “péssimo exemplo”

Rádio Metropole

Rui Costa critica PL da Dosimetria e diz que Câmara deu “péssimo exemplo”

Ministro da Casa Civil concedeu entrevista à Rádio Metropole nesta segunda-feira (15)

Rui Costa critica PL da Dosimetria e diz que Câmara deu “péssimo exemplo”

Foto: Catarina Queiroz/Metropress

Por: Metro1 no dia 15 de dezembro de 2025 às 09:27

Em entrevista à Rádio Metropole, nesta segunda-feira (15), o ministro da Casa Civil, Rui Costa, criticou a aprovação do Projeto de Lei da Dosimetria pela Câmara dos Deputados. Para ele, a proposta representa um retrocesso no combate à criminalidade e envia uma mensagem negativa à sociedade.

“A Câmara deu um péssimo exemplo reduzindo penas e que não ficam restritas ao dia 8 de janeiro”, afirmou o ministro. Rui Costa destacou ainda a reação popular contrária ao projeto.  "A impunidade é irmã gêmea da criminalidade. Quanto maior a impunidade ou o sentimento de impunidade, maior será a criminalidade, assim como há o inverso. Nos países em que os crimes são punidos devidamente há quantidade menor de crimes”, completou.

O PL da Dosimetria agora segue para o Senado, onde o presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União-AP), pautou a votação no plenário para quarta-feira (17). Antes da votação, o texto será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), apesar da resistência de parte dos senadores.

Ainda durante o Jornal da Bahia no Ar , Rui Costa pontuou que o cenário brasileiro exige respostas mais duras. “A situação do Brasil é muito crítica e o presidente Lula fez um projeto de emenda à Constituição dar um papel maior ao governo federal, ele reafirmou na semana passada que assim que a PEC for aprovada vai criar o Ministério da Segurança Pública, que sempre defendi a criação”, afirmou.

Confira a entrevista na íntegra: