Vote na disputa pelo Prêmio PEBA para piores empresas da Bahia>>

Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Rádio Metropole

/

Secretário garante que reforma do Planserv vai cortar excessos e combater fraudes

Rádio Metropole

Secretário garante que reforma do Planserv vai cortar excessos e combater fraudes

Secretário de Administração da Bahia concedeu entrevista à Rádio Metropole

Secretário garante que reforma do Planserv vai cortar excessos e combater fraudes

Foto: Catarina Queiroz/Metropress

Por: Metro1 no dia 18 de dezembro de 2025 às 09:49

Atualizado: no dia 18 de dezembro de 2025 às 10:15

Em entrevista à Rádio Metropole, nesta quinta-feira (18), o secretário de Administração da Bahia, Rodrigo Pimentel, afirmou que a reforma do Planserv tem como meta “mudar o patamar do plano” e recuperar a confiança dos servidores públicos estaduais. Segundo ele, a expectativa é que o sistema volte a ser “motivo de orgulho para todos os servidores” e que, nos próximos anos, o Planserv deixe de “concorrer ao Prêmio PEBA”. Pimentel reforçou que “todos os recursos arrecadados são gastos no próprio plano” e garantiu que a gestão vai “cortar os desperdícios e os excessos”.

Sobre as mudanças aprovadas pela Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), o secretário destacou que cerca de 180 mil beneficiários vão pagar menos com o novo modelo. “Com essa reforma, 180 mil beneficiários vão pagar menos a partir de agora”, afirmou. Ele também ressaltou a interiorização do atendimento como uma das prioridades: “A implementação no interior é fundamental para evitar que o povo tenha que vir para Salvador”. A reestruturação prevê a criação de polos regionais, serviços itinerantes, ampliação da telemedicina e revisão da remuneração médica.

Ao comentar denúncias de irregularidades, Pimentel foi enfático ao afirmar que é necessário enfrentar a corrupção dentro do sistema. “Temos que apurar e punir os responsáveis. Não podemos só atacar a arrecadação financeira, temos que atacar essas fraudes”, disse, citando como exemplo “exames que são pedidos sem necessidade”. Sobre casos de pessoas falecidas ainda vinculadas ao plano, explicou que “o morto não causa um prejuízo em si, só se tiver usando a matrícula”, e defendeu a validação biométrica: “Por isso é importante a validação biométrica”. O secretário também alertou que “tem muita fake news em torno do Planserv” e defendeu mais transparência no debate sobre o tema.

Confira a entrevista na íntegra: