Rádio Metropole
“O mercado imobiliário voltou a atender todos os públicos”, diz criador do Feirão MCMV

Home
/
Notícias
/
Rádio Metropole
/
Salvamar reforça uso de bandeiras para prevenção de afogamentos nas praias de Salvador
Coordenador explica sistema de sinalização por cores em áreas de risco

Foto: Fernanda Villas/Metropess
O coordenador e chefe de planejamento da Salvamar, Kailani Dantas, explicou o funcionamento do sistema de bandeiras utilizado nas praias de Salvador durante entrevista ao programa Metrópole Mais da Rádio Metropole. Segundo ele, a sinalização é uma das principais ferramentas de prevenção contra afogamentos.
“A Salvamar adotou desde 2022 uma nova forma de sinalizar as praias, com quatro tipos de cores de bandeira”, afirmou, destacando que a iniciativa segue diretrizes da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático.
De acordo com Dantas, a prevenção é o primeiro elo da chamada “cadeia do afogamento” e tem impacto direto na redução de ocorrências. “O afogamento acontece quando existe a falha nessa cadeia preventiva”, disse.
“A bandeira vermelha sinaliza alto risco, a amarela médio risco, a verde indica baixo risco, e a roxa aponta perigos com animais marinhos”, explicou. O coordenador citou o uso recente da bandeira roxa em dezembro, após a chegada de caravelas às praias. “Os salva-vidas solicitam e a coordenação envia a bandeira que precisa ser colocada naquele momento”, concluiu.
Confira a entrevista completa:
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.