
Rádio Metropole
Ortopedista alerta para cuidados de lesões sofridas durante Carnaval
O profissional falou sobre o protocolo PRICE para o cuidado de endemas causados na folia

Foto: Reprodução/ Rádio Metropole
O ortopedista Roney Sant'Anna ressaltou, em entrevista ao Metropole Saúde desta sexta-feira (20), a ortopedia como uma das especialidades mais buscadas no período de Carnaval nos postos de atendimento, isso porque a bebida, o desgaste, falta de preparo e o esforço físico favorecem as lesões entre os foliões. O especialista citou o protocolo PRICE em resposta e cuidados em lesões causadas.
"P de proteção, que seria proteger o membro e não sobrecarregá-lo, R de repouso, 'ICE' (letra I) que é gelo, colocar gelo de 15 a 20 minutos na região dolorida. Depois vem a compressão (seria a letra C), se houver a possibilidade de colocar uma faixa elástica e elevação (letra E), elevar o membro edemaciado", disse o especialista sobre como funciona o chamado protocolo PRICE.
Roney fez um alerta importante para o calçado que as pessoas utilizam nas folias. Porque determinados calçados são vulneráveis a pisões, outros despertam a possibilidade de alguns desgastes, como o salto alto que pode intensificar a metatarsalgia. "Se você vai para a avenida, usar um sapato fechado e confortável é fundamental. Para mim, roupa leve, calçado e hidratação são o básico", completou.
Veja a entrevista na íntegra:
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

