
Home
/
Notícias
/
Rádio Metropole
/
Hugo Motta critica postura de Trump e alerta para riscos na ordem geopolítica mundial
Rádio Metropole
Hugo Motta critica postura de Trump e alerta para riscos na ordem geopolítica mundial
Presidente da Câmara disse à Rádio Metropole que ações dos EUA podem gerar instabilidade e novos conflitos

Foto: Marina Ramos/Camara dos Deputados
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, criticou a atuação internacional do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e afirmou que o uso do poder militar norte-americano para interferir em outros países pode provocar instabilidade global. A declaração foi feita durante entrevista à Rádio Metropole, nesta segunda-feira (9).
Segundo o parlamentar, decisões da Casa Branca têm influenciado diretamente a política interna de outros países. “Minha opinião é que, através da força do poderio bélico dos Estados Unidos, o presidente tem procurado interferir no comando desses países. Foi o que aconteceu na Venezuela, é o que vem acontecendo agora no Irã e é o que se desenha que vai acontecer com Cuba. Isso, na minha avaliação, na ordem geopolítica mundial, é muito ruim”, afirmou.
Motta disse que esse cenário gera instabilidade e aumenta o risco de novos conflitos internacionais. “Primeiro pela instabilidade trazida, segundo pela perspectiva de termos aí o início de diversos conflitos e a evolução para guerras como essa que estamos vendo se instalando no Irã”, declarou.
O deputado também citou mudanças no equilíbrio global, apontando que países e blocos internacionais têm reforçado investimentos em defesa. Ele mencionou a União Europeia como exemplo de região que passou a priorizar gastos militares diante do novo cenário internacional.
Na avaliação do presidente da Câmara, o Brasil pode desempenhar um papel importante na reorganização das relações internacionais. “O Brasil sempre teve o multilateralismo como uma das suas forças. Somos um país que exporta bastante e tem relações comerciais consolidadas com diversos países”, afirmou.
Motta disse ainda que acompanha com preocupação as decisões do presidente norte-americano. “Essa vontade individual do presidente Trump, que momentaneamente preside os Estados Unidos, não pode causar desorganização na ordem de comércio e nas relações internacionais entre os países”, concluiu.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

