Quarta-feira, 29 de julho de 2026

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Rádio Metropole

/

Rui Costa diz que Lula e Jerônimo têm condições de vencer no primeiro turno

Rádio Metropole

Rui Costa diz que Lula e Jerônimo têm condições de vencer no primeiro turno

Em entrevista à Rádio Metropole, ex-ministro afirmou que levantamento da Genial/Quaest mostra crescimento das candidaturas petistas e queda de adversários sem propostas

Rui Costa diz que Lula e Jerônimo têm condições de vencer no primeiro turno

Foto: Luan Borges/Metropress

Por: Laisa Gama no dia 29 de julho de 2026 às 08:00

Atualizado: no dia 29 de julho de 2026 às 09:00

O ex-ministro da Casa Civil e pré-candidato ao Senado, Rui Costa (PT), afirmou nesta quarta-feira (29), em entrevista à Rádio Metropole, que a pesquisa Genial/Quaest divulgada hoje reforça a confiança do partido em uma vitória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do governador Jerônimo Rodrigues (PT) já no primeiro turno das eleições.

Ao comentar o levantamento, Rui destacou que pesquisas representam apenas um retrato do momento, mas avaliou que os números indicam uma tendência favorável às candidaturas petistas. "Pesquisa é fotografia de um momento. O que vale mesmo é o resultado da eleição. Mas a de hoje é muito positiva para Jerônimo e para Lula e mostra que aqueles que não apresentam propostas para a Bahia e para o Brasil não estão tendo aceitação do eleitorado", afirmou.

Segundo Rui Costa, candidatos que apostam apenas em críticas tendem a perder apoio, enquanto aqueles que apresentam resultados de governo crescem nas intenções de voto. "Quem faz isso, a tendência é cair nas pesquisas, como está caindo. E quem apresenta resultado vai subindo, como Lula e Jerônimo estão subindo", disse.

Para o ex-governador, o cenário revelado pela pesquisa fortalece a expectativa de que tanto a disputa presidencial quanto a eleição para o Governo da Bahia possam ser decididas ainda na primeira etapa da votação. "As condições estão dadas para que tanto as eleições nacionais quanto na Bahia sejam resolvidas no primeiro turno. É um reconhecimento do trabalho que está sendo feito", declarou.

A pesquisa Genial/Quaest mostra Lula com 52% das intenções de voto na Bahia, contra 15% de Flávio Bolsonaro (PL), além de liderança do petista em todos os cenários simulados de segundo turno. Na disputa pelo governo estadual, ACM Neto (União Brasil) aparece com 39%, enquanto Jerônimo Rodrigues registra 38%, configurando empate técnico dentro da margem de erro de três pontos percentuais.

Confira na íntegra: