
Home
/
Notícias
/
Rádio Metropole
/
"Um possível Presidente não pode ter um comportamento como esse"; avalia especialista em Comunicação após debate presidencial
Rádio Metropole
"Um possível Presidente não pode ter um comportamento como esse"; avalia especialista em Comunicação após debate presidencial
Nelson Pretto afirma que Flávio Bolsonaro repete a lógica do pai e defende que voto em Lula é voto contra a barbárie

Foto: Reprodução/Youtube/Portal Metro1/ Qualidade ampliada com inteligência artificial
“Não é possível que alguém que queira ser Presidente da República tenha um comportamento como esse”, é o que acredita Nelson Pretto, doutor em Comunicação pela Universidade de São Paulo (Usp) e professor da Universidade Federal da Bahia (Ufba). Em entrevista ao Jornal da Cidade desta segunda-feira (19), ele comentou o debate presidencial, que aconteceu no último domingo (18) emitido pela Band, e caracterizou a postura do candidato Flávio Bolsonaro (PL) como “molecagem”.
Ainda sobre Flávio, o professor afirma que “não há novidade”, e que seria exatamente a mesma versão de uma mesma lógica empregada por seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro. Ele defende que o voto em Lula representaria um voto contra a barbárie: “A democracia está em jogo, e independentemente de quem ganhe, precisaremos ficar os 4 anos mobilizados, a democracia precisa ser defendida todos os dias”.
Na avaliação de Nelson, as redes sociais também têm sido um problema, já que “fazem o que querem em qualquer lugar do mundo”. Para ele, cinco homens entre os mais ricos do mundo têm esse controle nas mãos, e não são punidos por um eventual uso irresponsável: “A Meta estava manipulando as distribuições de conteúdo da campanha de Lula, mas disse que houve uma falha técnica. Nesse momento no Brasil, 5 minutos bloqueados traz grave consequências. Só um ingênuo realmente acredita que houve um defeito. Por que não há erro com o material de Flávio?”, questionou.
Ao realizar a entrevista da Espanha, Nelson apresentou como se encontra o panorama da mídia espanhola frente à disputa presidencial. Ele conta que há um “desespero total” por parte da imprensa que introduz Flávio Bolsonaro como parte de uma extrema-direita “raivosa” e “negacionista”.
Além disso, de acordo com ele, a preocupação com a América Latina também é um tópico frequentemente abordado: “O sequestro de Maduro, o petróleo da Venezuela na mão dos americanos, Milei e a situação alarmante na Argentina. Junto a isso, tem-se a eleição no Brasil, que se tornou uma preocupação mundial e tem que ser”, defendeu.
Sobre inteligência artificial, o especialista afirma que não se pode simplesmente usar a ferramenta indiscriminadamente, e aponta para o surgimento de um novo fenômeno: “Além de já termos a desigualdade no acesso a internet, teremos a IA dos ricos, que podem pagar, e a IA dos pobres, gratuita”, disse. Nelson prevê que esse desequilíbrio também causará uma desigualdade nas informações distribuídas por esses recursos.
Confira a entrevista na íntegra:
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

