Segunda-feira, 02 de novembro de 2026

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Rádio Metropole

/

“Não celebramos a morte”, diz padre Rui sobre o Dia de Finados

Rádio Metropole

“Não celebramos a morte”, diz padre Rui sobre o Dia de Finados

Em entrevista à Rádio Metropole nesta segunda-feira (2), religioso explicou o significado da data para a Igreja Católica e destacou a vitória da vida sobre a morte

“Não celebramos a morte”, diz padre Rui sobre o Dia de Finados

Foto: Reprodução YouTube

Por: Metro1 no dia 02 de novembro de 2026 às 12:51

O Dia de Finados, celebrado nesta segunda-feira (2), representa, para a Igreja Católica, um momento de reflexão sobre a fé e a salvação. Em entrevista à Rádio Metropole, o padre Valter Rui, da Paróquia Santos Cosme e Damião, explicou a relação da data com o Dia de Todos os Santos, celebrado no domingo (1º), e destacou o significado religioso da ocasião.

“Tudo está ligado à festa de todos os santos que nós celebramos ontem”, afirmou. Segundo o religioso, a celebração também é chamada de Dia dos Fiéis Defuntos e tem como intenção lembrar aqueles que morreram e seguiram um caminho de santidade. “Nós não celebramos os mortos. Nós celebramos a vitória de Jesus sobre a morte”, declarou.

O padre explicou que a data está relacionada à crença na misericórdia divina e na salvação. “A Igreja celebra na sua intenção por todos aqueles que fizeram o caminho de santidade e serão dignos, pela misericórdia de Deus, da salvação”, disse.

Ao falar sobre o significado da ocasião, Rui ressaltou que o Dia de Finados não deve ser visto apenas como um momento de tristeza e dor. “É um dia que nós celebramos, não um dia de tristeza, de dor, mas um dia da celebração da vida sobre a morte, porque Jesus morreu na cruz para nos salvar a todos”, concluiu.