São Paulo manda mais de 18 toneladas de oxigênio para Manaus
Iniciativa ocorreu após governo afirmar que não tinha transporte para mandar o material
![São Paulo manda mais de 18 toneladas de oxigênio para Manaus [São Paulo manda mais de 18 toneladas de oxigênio para Manaus]](https://www.metro1.com.br/noticias/102204,sao-paulo-manda-mais-de-18-toneladas-de-oxigenio-para-manaus-3.jpg)
Por Adele Robichez no dia 15 de Janeiro de 2021 ⋅ 19:30
A cidade de Guarulhos, em São Paulo, enviou, no início da madrugada de hoje (15), dois aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) com cilindros de oxigênio a Manaus. A iniciativa ocorreu após o governo afirmar que não tinha transporte para mandar o material.
O sistema de saúde do estado do Amazonas entrou no auge do colapso na última quarta-feira (14), após a lotação de leitos para o tratamento da Covid-19 nos hospitais e a falta de oxigênio. Pacientes amazonenses passaram a ser transferidos para outros estados para receber atendimento.
Foram transportados pela FAB 386 cilindros de oxigênio, com mais de 18 toneladas.
O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, havia afirmado anteriormente que "a ponte aérea de oxigênio está impactada porque nós [o governo] não temos os cargueiros específicos da FAB pra fazer isso". Ele informou que estava "manobrando" pra tentar reverter o quadro.