Sexta-feira, 09 de maio de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Saúde

/

Promotoria aponta colapso em rede de oxigênio no litoral de SP

Saúde

Promotoria aponta colapso em rede de oxigênio no litoral de SP

Funcionários de hospital relatam que falta de estrutura levou à morte de ao menos duas pessoas com Covid-19 em dezembro

Promotoria aponta colapso em rede de oxigênio no litoral de SP

Foto: Divulgação

Por: Geovana Oliveira no dia 02 de fevereiro de 2021 às 20:30

Após relatos de funcionários sobre as mortes possivelmente causadas pela escassez de oxigênio no litoral de São Paulo, o Ministério Público aponta colapso na rede de oxigênio do Hospital de Clínicas de São Sebastião e cita possíveis mortes de pacientes com coronavírus devido ao problema. 

A situação foi revelada pelo jornal Folha de S. Paulo no dia 15 de janeiro, quando os funcionários narraram uma situação similar à do sistema de saúde de Manaus (AM), onde os hospitais se tornaram câmaras de asfixia devido à escassez de oxigênio. 

No dia 29 do último mês, a Promotoria e a Defensoria Pública entraram com ação civil pública, tendo como partes a Prefeitura de São Sebastião e o Hospital de Clínicas. Além dos relatos de funcionários, a ação da Promotoria e da Defensoria traz novos elementos, como áudios em que eles relatam o problema.

A Prefeitura de São Sebastião afirmou que apura as denúncias e que não há registro de que pacientes tenham sido prejudicados por falta de oxigênio. De acordo com os relatos ouvidos, no entanto, a falta de estrutura no hospital levou à morte de ao menos duas pessoas com Covid-19 em dezembro, na UTI.