Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Terça-feira, 19 de março de 2024

Saúde

Pazuello defende transferência de pacientes de UTIs lotadas, mas presidente do Conass vê dificuldade

"Hoje a gente já teria dificuldade bem maior de fazer esse transporte porque todo mundo está no seu limite", disse Carlos Lula, presidente do Conass

Pazuello defende transferência de pacientes de UTIs lotadas, mas presidente do Conass vê dificuldade

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Por: Adele Robichez no dia 26 de fevereiro de 2021 às 12:00

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, disse ontem (25) que o Brasil se encontra em uma "nova etapa" da pandemia do coronavírus, com a circulação no país da variante descoberta em Manaus. Para enfrentá-la, uma das estratégias utilizadas, segundo ele, será a transferência de pacientes entre estados que enfrentam lotação de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

A declaração foi feita após uma reunião com os conselhos de secretários de saúde dos estados e dos municípios, na qual foi fechado acordo sobre o pagamento pela utilização de leitos de UTI.

"Uma das estratégias com relação a leitos é a utilização de leitos de forma remota. São remoções", afirmou o ministro. Ele acrescentou que mais informações sobre as transferências serão ditas por Carlos Lula, presidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (Conass).

O presidente do Conass, porém, apenas afirmou que há alta ocupação hospitalar em vários estados, inclusive na Bahia, o que torna a ação mais difícil. "A gente termina a contabilidade tendo feito o transporte de mais de 600 pacientes do Amazonas para outros estados. E mais de 60 de Rondônia. Hoje a gente já teria dificuldade bem maior de fazer esse transporte porque todo mundo está no seu limite. Quase todo o Brasil recebeu pacientes do Amazonas", falou.