Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Saúde

/

Metrópole Saúde: Entenda a Síndrome pós-covid ligada a trombose, médica explica sintomas

Saúde

Metrópole Saúde: Entenda a Síndrome pós-covid ligada a trombose, médica explica sintomas

A Dra. Maria Clara Sanjuan ainda chamou atenção para o uso indiscriminado de anticoagulantes: "Não devemos fazer o uso sem avaliação médica"

Metrópole Saúde: Entenda a Síndrome pós-covid ligada a trombose, médica explica sintomas

Foto: Reprodução

Por: Luciana Freire no dia 05 de março de 2021 às 17:20

A covid-19 é uma doença que ainda apresenta muitos desafios para os cientistas. Em todo o mundo, a comunidade científica estuda como combater o vírus, sua transmissibilidade, suas sequelas. Em entrevista à Rádio Metrópole, a médica angiologista e cirurgiã vascular, Dra. Maria Clara Sanjuan, explicou alguns dos sintomas da síndrome pós-covid e problemas circulatórios.

"São sintomas do pós-covid a fadiga crônica, cansaço, dores crônicas em membros, ou dores articulares, dores de cabeça, falta de ar, entre outra gama de sintomas que, necessariamente, o paciente não tinha, mas depois da infecção por covid ele passou apresentar", disse Maria Clara ao Metrópole Saúde. E reforçou: "O paciente já passou da fase aguda inicial da doença, já não a transmite".

A Dra. Maria Clara Sanjuan afirmou ainda que a covid-19 é uma infecção que tem tido predisposição aumentada à trombose, arteriais e venosos. Ela chama a atenção para o uso indiscriminado de anticoagulantes: "Não devemos fazer o uso sem avaliação médica. Ele não é um remédio inóculo, não é um remédio 100% seguro, então tem que ser indicado para pessoa que realmente precisa, e, não deve ser usado de maneira alguma como prevenção de covid-19 ou de trombose, se aquele paciente não tiver fatores de risco para tal".