
Saúde
Estudo preliminar indica eficácia da Coronavac contra variante originada em Manaus
Pesquisa foi feita com o soro de pessoas vacinadas e foi analisada a capacidade do imunizante de neutralizar o vírus nos seus anticorpos

Foto: Agência Brasil
Um estudo feito no Brasil indicou que a Coronavac, vacina desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, é eficaz contra a variante da Covid-19 surgida em Manaus. A cepa denominada de P.1 já foi encontrada em 17 estados. A informação é da agência Reuters e do jornal Estadão.
A pesquisa foi feita com o soro de pessoas vacinadas e foi analisada a capacidade do imunizante de neutralizar o vírus nos seus anticorpos. Ela ainda é preliminar e ainda não foi publicada.
O que também pode apontar o funcionamento da vacina no combate à mutação é a redução de casos graves em idosos do país, mesmo em meio à sua disseminação. Em São Paulo, por exemplo, um mês após a aplicação da vacina chinesa em idosos com mais de 90 anos, foram reduzidas em 70% as mortes pela doença dentro desta faixa etária.
Um estudo publicado ontem (8) em um artigo na revista "The New England Journal of Medicine" também indicou que a vacina da Pfizer/BioNTech é eficaz contra a variante brasileira.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.