Para não ter que doar doses ao SUS, clínicas privadas querem mudança na lei de vacina
Lei que permite compra de vacina por estados, municípios e setor privado foi sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro
![Para não ter que doar doses ao SUS, clínicas privadas querem mudança na lei de vacina [Para não ter que doar doses ao SUS, clínicas privadas querem mudança na lei de vacina]](https://www.metro1.com.br/noticias/104585,para-nao-ter-que-doar-doses-ao-sus-clinicas-privadas-querem-mudanca-na-lei-de-vacina-3.jpg)
Por Gabriel Amorim no dia 11 de Março de 2021 ⋅ 16:43
As clínicas privadas de vacinação querem entrar na Justiça para que as clínicas particulares não precisem doar vacinas ao Sistema Único de Saúde (SUS). A informação foi divulgada pelo o presidente da Associação Brasileira das Clínicas de Vacina (ABCVAC), Geraldo Barbosa.
De acordo com o projeto sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), as empresas privadas podem comprar imunizantes contra a Covid-19, mas deverão doá-los ao SUS enquanto estiver em curso a vacinação de grupos prioritários, como idosos e profissionais de saúde.
Segundo Barbosa, a determinação contida na lei pode retardar a chegada de 5 milhões de doses da vacina indiana Covaxin, da Bharat Biotech, nas clínicas particulares. As doses estavam previstas para abril. Segundo a organização, ao menos 600 clínicas já negociam a vacina em todo o país.
As doses negociadas pelas clínicas devem custar US$ 44 (R$ 244). O valor não inclui, segundo a organização, não inclui custos de mão de obra, transporte, carga tributária e equipamentos de proteção individual.