Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Segunda-feira, 18 de março de 2024

Saúde

Bahia zera fila de pacientes aguardando leitos covid-19, mas situação ainda preocupa

Secretário anunciou que não há mais pacientes aguardando vagas, mas alto índice de infecção deixa situação instável

Bahia zera fila de pacientes aguardando leitos covid-19, mas situação ainda preocupa

Foto: Foto : Valter Pontes / Secom

Por: André Uzêda no dia 14 de abril de 2021 às 07:57

Depois de ter mais de 400 pessoas esperando leito de internação da covid-19, em março, a Bahia zerou a fila de regulação de pacientes. Isso significa que, no momento, não há pessoas aguardando leitos e todos os pacientes mais graves da covid-19 estão recebendo tratamento em alguma unidade do estado. 

A informação foi divulgada pelo secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas Boas, em sua conta pessoal no twitter.

"Hoje a Bahia ZEROU a fila de pacientes com diagnóstico da Covid-19 que estavam intubados e aguardavam transferência em unidades de emergência e UPAs.Esse sucesso só foi possível por conta do trabalho incansável do governador Rui Costa, focado em salvar vidas", escreveu o titular da pasta.

Essa ação só foi possível porque novos leitos foram reabertos em várias cidades da Bahia, entre elas: Salvador, Camaçari, Lauro de Freitas, Santo Antônio de Jesus, Feira de Santana, Seabra, Alagoinhas, Guanambi, Caetité, Vitória da Conquista, Ilhéus, Itabuna, Senhor do Bonfim, Jacobina, Barreiras, Barra, Bom Jesus da Lapa, Jequié e Porto Seguro.

No momento, a Bahia tem mais de 3,4 mil leitos ativos. Como o índice de contaminação no estado ainda é considerado alto, os números são monitorados regularmente e a ocupação de leitos pode crescer, implicando diretamente na falta de vagas e no sistema de regulação de pacientes.