Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Saúde

Metrópole Saúde: Com a pandemia e maior estresse, casos de bruxismo tem alta

Amine explica o que é DTM, e que sintomas devem ser tomados como alerta

Metrópole Saúde: Com a pandemia e maior estresse, casos de bruxismo tem alta

Foto: Reprodução

Por: Luciana Freire no dia 14 de abril de 2021 às 20:00

Em entrevista ao Metrópole Saúde, na Rádio Metrópole, a cirurgiã-dentista e especialista em DTM, Amine Senhorinho, disse que durante a pandemia houve um aumento consideravel no número de pacientes com bruxismo.

"Com a somatização dos problemas que vinham correndo do afastamento, questões financeiras, tem gerado o aumento do estresse e ele está muito associado ao aumento da incidência do bruxismo e o aparecimento de dores. A gente tem recebido muitos pacientes com hipertrofia muscular, com dores de cabeça, e em alguns casos mais extremos fraturas dentárias por conta do apartamento que ocorre com essa alteração do estresse e da somatização", disse a dentista.

Amine explicou ainda o que é DTM, e que sintomas devem ser tomados como alerta para buscar uma avaliação em consulta.

"DTM é um conjunto de sintomas e problemas que acometem tanto a articulação mandibular, como as áreas que ficam vizinhas. Então, problemas musculares associados a articulação, a alteração de dores de cabeça, processos mais degenerativos, como artrose dentro da articulação. Associado a isso a gente tem o aumento da incidência do bruxismo que pode levar a alteração da disfunção intro mandibular, porque bruxismo é o ato de apertar os dentes ou de ranger", afirmou Amine.

Confira a entrevista completa: