Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Saúde

/

Um milhão de doses de vacinas da Pfizer devem chegar ao Brasil no dia 29

Saúde

Um milhão de doses de vacinas da Pfizer devem chegar ao Brasil no dia 29

Carregamento do primeiro lote das 100 milhões de doses adquiridas pelo país será desembarcado no aeroporto de Viracopos, em Campinas

Um milhão de doses de vacinas da Pfizer devem chegar ao Brasil no dia 29

Foto: Divulgação/Pfizer

Por: Cristiele França no dia 17 de abril de 2021 às 13:20

O primeiro lote de vacinas contra a Covid-19 da Pfizer, com 1 milhão de doses, tem previsão de chegada ao Brasil no próximo dia 29, no aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP). A carga deve ser recepcionada pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e autoridades. O carregamento virá de uma da fábrica da farmacêutica na Bélgica.

Na última quarta-feira (14), Queiroga afirmou que o governo conseguiu antecipar a chegada ao país de doses da vacina da Pfizer contra a Covid-19. Além disso, anunciou um aumento de 2 milhões no total de doses que devem ser entregues até junho.

Vale lembrar que em agosto de 2020, a Pfizer ofereceu para o governo federal 70 milhões de doses, com entrega a partir de dezembro daquele ano. Mas na ocasião o presidente Jair Bolsonaro exigiu da empresa um termo de responsabilidade por eventuais efeitos colaterais da vacina e recusou a proposta.

Após a aprovação do imunizante pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o governo brasileiro fechou um contrato para compra de 100 milhões de doses, mas com previsão de entrega apenas a partir do segundo semestre. O imunizante foi o primeiro a obter registro no Brasil.