Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Terça-feira, 26 de março de 2024

Saúde

Metrópole Saúde: ginecologista aponta que mulheres tem mais resistência a covid

Ele explicou o posicionamento através de pesquisar que relacionam questões genéticas e comportamentais

Metrópole Saúde: ginecologista aponta que mulheres tem mais resistência a covid

Foto: Reprodução

Por: Luciana Freire no dia 19 de abril de 2021 às 21:00

Em entrevista ao Metrópole Saúde hoje (19), na Rádio Metrópole, o ginecologista Dr. Jorge Valente afirmou que mulheres tem resistência ao coronavírus por razões genéticas e também comportamentais.

"Os estudos já mostraram que as mulheres têm uma proteção maior na questão da contaminação e, além disso, as formas mais graves também acontecem mais nos homens. Isso provocou muitas pesquisas. Inicialmente acreditamos que o cromossomo x, que a mulher tem dois, as nossas defesas urgentes da imunidade estão ligadas ao cromossomo x. Então, o fato da mulher ter 2 cromossomo x pode fazer com que isso leva vantagem em relação aos homens", disse o médico.

Para o Dr. Jorge Valente, esse outro fator associado é a questão dos hábitos de cuidados que as mulheres costumam ter mais do que os homens.

"Outra coisa diz respeito ao estilo de vida. Os homens fumam mais, bebem mais, e cuidam menos da saúde. Então isso também seria o motivo das mulheres se contaminarem menos e terem formas menos graves. O outro grande motivo que ultimamente vem se achando a justamente no que diz respeito à diferença dos hormônios sexuais o estrogênio feminino. Ele é extremamente protetor para a mulher e a gente evidencia isso muito bem quando vamos levar em consideração problemas cardiovasculares", afirmou Valente.

Confira a entrevista completa: