Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Terça-feira, 09 de abril de 2024

Saúde

Metrópole Saúde: Cardiologista explica o que é endocardite e como evitar

A doença é grave e pode levar até a morte do paciente

Metrópole Saúde: Cardiologista explica o que é endocardite e como evitar

Foto: Reprodução

Por: Luciana Freire no dia 22 de abril de 2021 às 16:57

Em entrevista ao Metrópole Saúde, na Rádio Metrópole, o cardiologista Dr. Nivaldo Filgueiras falou sobre endocardite, que é a infecção do revestimento interno do coração. O médico explicou que normalmente, ela ocorre quando germes de outras partes do corpo circulam pelo sangue e se anexam a áreas danificadas do coração.

"Existe toda uma necessidade de um cuidado em relação a limpeza dos dente. Toda vez que você tem, por exemplo, a formação de uma placa bacteriana, essas bactérias podem levar a formação da placa. Essa formação da placa por si só pode gerar uma gengivite. Existindo esse processo inflamatório, você fazendo a sua limpeza com fio dental e escova de dente existe uma tendência de se tiver algum sangramento essa bactéria pode invadir a corrente sanguínea, se deslocar através do sangue para uma região importante do coração que é onde fica o tecido interno. Assim, pode ocorrer a endocardite bacteriana, doença grave que pode levar até a morte do paciente", disse.

O médico explica que ter acompanhamento regular com o dentista é importante para evitar a doença, pois é o profissional adequado para diagnosticar e tratar a gengivite, por exemplo, inflamação anterior a do endocárdio no caso da endocardite.

"É importante procurar o dentista de forma regular. Não só para que haja uma regulação do aspecto dos dentes: cárie ou se há necessidade de canal. Mas também, algum problema como  gengivite, a inflamação mais importante da gengiva. Toda vez que você faz uma limpeza adequada você trata aquela placa bacteriana diminui o processo inflamatório sistêmico na gengiva. Assim as pessoas que estão mais propensas a adquirir a endocardite vão evitar esse problema", explicou.

Confira a entrevista completa: