Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quarta-feira, 27 de março de 2024

Saúde

Pfizer corrige Ministério da Saúde e diz que doses devem ser aplicadas em intervalo de 21 dias

Informe técnico da pasta recomendou o intervalo de 12 semanas (três meses) entre as doses

Pfizer corrige Ministério da Saúde e diz que doses devem ser aplicadas em intervalo de 21 dias

Foto: Divulgação/Pfizer

Por: Juliana Rodrigues no dia 04 de maio de 2021 às 09:43

A farmacêutica Pfizer informou, em nota, que o intervalo recomendado entre as doses da vacina ComiRNAty, produzida em parceria com a BioNTech, é de 21 dias. O prazo está presente na bula registrada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O comunicado foi divulgado após o Ministério da Saúde recomendar o intervalo de 12 semanas (três meses) entre a 1ª e a 2ª doses do imunizante. A pasta afirma que o prazo segue modelo adotado no Reino Unido, primeira nação a utilizar a vacina da Pfizer em sua população.

Segundo a Pfizer, a segurança e a eficácia da vacina não foram avaliadas em esquemas de dosagem diferentes, pois a maioria dos participantes do ensaio recebeu a segunda dose dentro da janela especificada. Embora a proteção parcial pareça começar 12 dias após a primeira aplicação, a farmacêutica afirma que duas doses são necessárias para a proteção máxima, que pode chegar a 90%.

"Enquanto as decisões sobre os regimes de dosagem alternativos cabem às autoridades de saúde com foco em saúde pública, a Pfizer acredita que é importante que se mantenham esforços de vigilância para garantir que cada pessoa receba o máximo de proteção possível", diz o texto.