Segunda-feira, 27 de setembro de 2021

Saúde

Médicos apontam aumento da miopia em crianças durante a pandemia

Situação pode estar relacionada ao uso excessivo de celulares, tablets e TVs, segundo levantamento do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO)

Médicos apontam aumento da miopia em crianças durante a pandemia

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 02 de agosto de 2021 às 10:46

Sete em cada dez médicos entrevistados em um levantamento do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) identificaram aumento de miopia em crianças durante a pandemia. Outros três em cada dez não constataram esse problema entre pacientes. A informação é da Agência Brasil.

A pesquisa, realizada em abril e junho deste ano, entrevistou 295 médicos oftalmologistas com diversas subespecialidades, como pediatria, córnea, catarata, glaucoma e retina. Entre os que verificaram aumento dos graus de miopia, 6% apontaram o problema em 75% dos pacientes, 27% relataram a situação em 50% dos pacientes e 67% registraram o quadro em cerca de 25%.

Dos profissionais ouvidos, 75,6% avaliaram que o uso de diversos dispositivos eletrônicos pode agravar o quadro de miopia. Outros 22% entenderam que esse fator pode influenciar, mas apenas com uso de tablets e celulares. Apenas um pequeno percentual não viu relação entre os dois fenômenos.

Quase todos os profissionais ouvidos (98,6%) disseram que a redução do tempo gasto em telas (como celular, televisão e videogames) pode ajudar no caso de crianças míopes. Também quase a totalidade dos médicos consultados (96,3%) respondeu que considera o aumento de atividades fora de casa como um fator que pode contribuir para reduzir os graus de miopia em crianças.

 

Médicos apontam aumento da miopia em crianças durante a pandemia - Metro 1