Quarta-feira, 27 de outubro de 2021

Saúde

Investigada pela CPI da Covid, Prevent Senior está entre as operadoras com mais processos na ANS 

Reclamações fizeram a empresa saltar da 47.ª posição para a sétima em índice de procedimentos abertos

Investigada pela CPI da Covid, Prevent Senior está entre as operadoras com mais processos na ANS 

Foto: Divulgação/Prevent Senior

Por: Metro1 no dia 26 de setembro de 2021 às 13:20


Investigada pela CPI da Covid, a Prevent Senior está entre as operadoras de grande porte que mais tiveram apurações administrativas abertos pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Segundo reportagem do jornal O Estado de S. Paulo, ao mesmo tempo em que viu crescer de 510 mil para 542,5 mil seu número de clientes este ano, a empresa paulista apresentou piora no índice de reclamações e de processos.

Na última semana, a ANS abriu mais dois procedimentos após denúncias apresentadas na CPI da Covid-19 de que pacientes do plano de saúde foram submetidos a experiências com o "kit covid" - feito com medicamentos ineficazes contra a doença - sem conhecimento de familiares. Médicos disseram que o estudo foi fraudado, para induzir à ideia de que o tratamento, defendido pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), funciona. A empresa nega as acusações.

Dados do mês de julho mostram que a Prevent Senior subiu quatro degraus em relação ao mês anterior no número geral de reclamações, saindo da 33.ª posição para a 29.ª. No mesmo período, essas reclamações fizeram a operadora saltar da 47.ª posição para a sétima em índice de processos abertos pela ANS.

Em julho — os dados da ANS são publicados trimestralmente —, a agência recebeu um total de 150 reclamações de clientes da operadora. Desse total, 137 envolviam questões sobre cobertura dos planos, sete tratavam do regulamento, cinco questionavam reajuste de mensalidade e um era contra a operadora.

Segundo a agência, reclamações de clientes registradas nos canais de atendimento são tratadas pela intermediação de conflitos, que resolve 90% das queixas dos consumidores. São os 10% restantes que originam a abertura de procedimentos administrativos, que podem resultar em multas às operadoras. Dados da ANS apontam que, entre 2019, último ano antes da pandemia, e meados de 2021, a Prevent Senior foi multada 38 vezes. Somados, os valores das sanções chegam a R$ 3,15 milhões.

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