Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Saúde

Projeto que permite visita de animais a pacientes internados avança na Bahia

Proposta foi aprovada nesta terça-feira pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa

Projeto que permite visita de animais a pacientes internados avança na Bahia

Foto: PUCRS/Divulgação

Por: Metro1 no dia 27 de outubro de 2021 às 10:27

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) aprovou um projeto que permite a entrada animais de estimação em unidades de saúde estadual para visitas a pacientes internados. A proposta foi apresentada pelo deputado David Rios (PSB).

Segundo o texto, que teve parecer da deputada Ivana Bastos (PSD), para terem acesso às unidades de saúde, os pets precisam estar com a vacinação em dia, devidamente higienizados e com laudo veterinário atestando sua boa condição de saúde.  

A proposição também estabelece que a autorização deve ser dada por uma comissão de infectologia da unidade a ser visitada. Os animais, por sua vez, deverão ser transportados em recipiente ou caixa adequada. No caso de cães e gatos, precisam ser levados em guias presas por coleiras e, se necessário, de enforcador e focinheiras. 

Na justificativa de seu projeto, o deputado David Rios diz que os benefícios da relação entre homens e animais para a saúde não são novidade para a ciência. “A internação não é uma experiência agradável. Com a possibilidade de levar um animal de estimação, o ambiente se torna mais alegre e agradável, não só para o dono do animal mas para todos os pacientes”, argumenta.