Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 04 de maio de 2024

Home

/

Notícias

/

Saúde

/

Secretária da Covid contraria Bolsonaro e diz que vacina para criança é segura

Saúde

Secretária da Covid contraria Bolsonaro e diz que vacina para criança é segura

Rosana Leite de Melo integra a equipe do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga

Secretária da Covid contraria Bolsonaro e diz que vacina para criança é segura

Foto: Otávio Santos / Secom PMS

Por: Metro1 no dia 27 de dezembro de 2021 às 08:37

A secretária extraordinária de enfrentamento à Covid-19, Rosana Leite de Melo, afirmou em nota técnica enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF) que a vacina desenvolvida para crianças é segura. A posição de Melo, que integra a equipe do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, contraria os questionamentos feitos pelo próprio Queiroga e pelo presidente Jair Bolsonaro com relação à eficácia da vacina. As informações são do jornal Folha de S. Paulo.

Em trecho da nota técnica, Melo considerou a análise técnica feita pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) como "rigorosa". "As vacinas [contra a] Covid-19 estão sendo monitoradas quanto à segurança com o programa de monitoramento de segurança mais abrangente e intenso da história do Brasil", diz.

A nota técnica foi elaborada para subsidiar posição da Advocacia-Geral da União (AGU) em ação movida no STF, pelo Partido dos Trabalhadores (PT). Na ação é cobrada ao governo um cronograma de vacinação de crianças contra Covid-19.

Na sexta-feira (24), o ministro do STF, Ricardo Lewandoswski, determinou o prazo de cinco dias para que o governo federal explique a necessidade de prescrição médica para a vacinação dessa faixa etária.