Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 27 de julho de 2024

Home

/

Notícias

/

Saúde

/

Brasil é um dos países com maior número de sífilis congênita, alerta Badaró

Saúde

Brasil é um dos países com maior número de sífilis congênita, alerta Badaró

A sífilis é uma doença infecciosa e pode ser transmitida de uma pessoa para outra durante o sexo sem camisinha com alguém infectado. A sífilis congênita é a transmissão da doença de mãe para filho e de acordo com o subsecretário de Saúde da Bahia e médico infectologista, Roberto Badaró, o Brasil é um dos países com o maior número da doença no mundo. [Leia mais...]

Brasil é um dos países com maior número de sífilis congênita, alerta Badaró

Foto: Tácio Moreira / Metropress

Por: Camila Tíssia e Matheus Morais no dia 11 de fevereiro de 2016 às 08:50

A sífilis é uma doença infecciosa e pode ser transmitida de uma pessoa para outra durante o sexo sem camisinha com alguém infectado. A sífilis congênita é a transmissão da doença de mãe para filho e de acordo com o subsecretário de Saúde da Bahia e médico infectologista, Roberto Badaró, o Brasil é um dos países com o maior número da doença no mundo. A afirmação foi feita na manhã desta quinta-feira (11), em entrevista à Rádio Metrópole.

"No Carnaval fizemos os testes de HIV, para iniciar o tratamento logo, 2.400 pessoas fizeram o teste. Teve 22 com HIV positivo e quase 100 com sífilis. Com 3 injeções de penincilina podemos resolver", disse. 

Badaró alertou também os profissionais da saúde em relação aos dados de doenças que são divulgados. "É preciso que se dê a dimensão correta das coisas. Estamos vivendo um momento difícil com esse mosquito, o país foi negligente, deixou isso tomar conta. A gente precisa prestar atenção que as epidemias existem. Dia 13 foi decretado o dia de combate ao mosquito, com o faxinaço, as forças aramdas vão atrás disso, a mobilização da população é fundamental", completou.

Todas as pessoas sexualmente ativas devem realizar o teste para diagnosticar a sífilis, principalmente as gestantes, pois a sífilis congênita pode causar aborto, má formação do feto e/ou morte ao nascer.