Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quarta-feira, 17 de abril de 2024

Saúde

Brasil ultrapassa meio milhão de casos de dengue

Dados foram divulgados pelo Ministério da Saúde nesta segunda-feira (12)

Brasil ultrapassa meio milhão de casos de dengue

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 13 de fevereiro de 2024 às 08:55

O Brasil ultrapassou, na segunda-feira (12), a marca de meio milhão de casos prováveis de dengue. Os dados atualizados foram divulgados pelo Ministério da Saúde. No total, já são 512.353 casos suspeitos nas primeiras semanas do ano.

Os números deste ano superam em quatro vezes os do mesmo período em 2023, que foram de 128.842. Até o momento, 75 mortes por dengue foram confirmadas e outras 350 estão em investigação. Minas Gerais é o estado com maior concentração de casos prováveis da doença, com aproximadamente 171 mil registros.

Os estados já começaram a receber as primeiras doses do imunizante Qdenga, que será aplicado primeiro em crianças de 10 a 11 anos. Assim que novos lotes forem entregues pela farmacêutica japonesa Takeda, a faixa etária irá avançar. A escolha da idade inicial para aplicação da vacina se deu pelo maior índice de hospitalização, que ocorre em crianças de 10 a 14 anos.

O lote inicial de 712 mil doses está sendo distribuído para 315 municípios do Brasil, incluindo o Distrito Federal, Goiás, Bahia, Acre, Paraíba, Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul, Amazonas, São Paulo e Maranhão.