Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 20 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Saúde

/

Sesab utiliza estratégia do ‘fumacê’ para combater a dengue em municípios da Bahia

Saúde

Sesab utiliza estratégia do ‘fumacê’ para combater a dengue em municípios da Bahia

O estado teve um aumento de 4,8% nos casos de dengue comparado a registros do mesmo período em 2023

Sesab utiliza estratégia do ‘fumacê’ para combater a dengue em municípios da Bahia

Foto: Divulgação/Prefeitura de Feira de Santana

Por: Metro1 no dia 19 de fevereiro de 2024 às 15:49

Atualizado: no dia 19 de fevereiro de 2024 às 15:58

A partir desta segunda-feira (19), três municípios da Bahia passarão a contar com o serviço do Ultra Baixo Volume (UBV), conhecido popularmente como ‘fumacê’, como uma das estratégias de combate ao mosquito aedes aegypti, transmissor de arboviroses, como a dengue, que seguem aumentando o número de casos por todo o Brasil. 

Segundo a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), o serviço será aplicado em Wanderley (região oeste), Lajedão (extremo sul) e Morro do Chapéu (Chapada Diamantina). Ainda de acordo com o órgão, mais sete municípios do estado também vão receber reforço no combate ao mosquito.  

Roberta Santana, secretária de Saúde, afirma que os municípios precisam atender aos critérios técnicos epidemiológicos, para utilizar a estratégia do fumacê. "O fumacê é o que chamamos de último método a ser utilizado, recorremos a ele quando os outros métodos de controle não são suficientemente eficazes ou viáveis" , comentou.

No período entre 1° de janeiro e 10 de fevereiro deste ano, a Bahia registrou 7.355 casos de dengue, um aumento de 4, 8% em relação ao ano passado. 20 cidades estão em alerta no estado, além de 23 que já se encontram em estado de epidemia.