Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 20 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Saúde

/

Natal decreta situação de emergência por aumento no número de casos de dengue

Saúde

Natal decreta situação de emergência por aumento no número de casos de dengue

A cidade registrou 700 notificações de casos de aborviroses nos dois primeiros meses de 2024

Natal decreta situação de emergência por aumento no número de casos de dengue

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 03 de março de 2024 às 17:00

A Prefeitura de Natal, no Rio Grande do Norte, declarou situação de emergência devido à epidemia de dengue na cidade, neste sábado (2). O decreto foi publicado no Diário Oficial do Município.De acordo com o texto, o monitoramento de casos de arboviroses, como a dengue, teve um "aumento exponencial por semanas consecutivas", com concentração de casos suspeitos em diferentes regiões da cidade.

A capital potiguar registrou 692 ocorrências de arboviroses entre janeiro e fevereiro, dos quais 655 são casos prováveis de dengue, e o restante, de chikungunya e zika, segundo a Prefeitura. O decreto tem prazo de 90 dias e pode ser prorrogado, caso haja necessidade.

O município recebeu 18,8 mil doses de vacina contra a dengue para serem aplicadas em crianças e adolescentes com idades entre 10 e 14 anos. Mas, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a procura da população tem sido muito baixa. Apenas 4.800 doses foram aplicadas. A informação foi divulgada pelo portal g1. 

Outros estados como Acre, Minas Gerais, Goiás, Rio de Janeiro, Santa Catarina, além do Distrito Federal, também decretaram situação de emergência.