Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quarta-feira, 29 de maio de 2024

Home

/

Notícias

/

Saúde

/

Brasil atinge 1,6 mil mortes confirmadas por dengue; Bahia tem 54 cidades com faixa etária de vacinação ampliada

Saúde

Brasil atinge 1,6 mil mortes confirmadas por dengue; Bahia tem 54 cidades com faixa etária de vacinação ampliada

Número de óbitos confirmados é 35% superior a todo o ano de 2023

Brasil atinge 1,6 mil mortes confirmadas por dengue; Bahia tem 54 cidades com faixa etária de vacinação ampliada

Foto: Divulgação

Por: Metro1 no dia 20 de abril de 2024 às 14:30

Atualizado: no dia 20 de abril de 2024 às 15:49

O Brasil alcançou a marca de 1.601 mortes em decorrência da dengue no ano de 2024. Além disso, outras duas mil mortes seguem em investigação e podem ter sido causadas pela doença. Os dados constam no Painel de casos do Ministério da Saúde, atualizado nesta sexta-feira (19).

O número de mortes confirmadas é 35% superior a todo o ano de 2023, quando 1.179 brasileiros perderam a vida para a doença.  A diferença entre os casos ainda em investigação de 2023 e 2024 supera os 1.707%. 

As unidades da federação com a situação mais grave da doença, índice calculado por casos prováveis a cada 100 mil habitantes são: Distrito Federal, Minas Gerais, Paraná, Espírito Santo, Goiás, Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro. 

Bahia

Na Bahia, a Secretaria de Saúde do Estado confirmou até o momento 43 mortes pela doença. A Bahia possui uma taxa de letalidade de 2,8%, menor do que a média nacional. Segundo a pasta, os óbitos foram registrados em Vitória da Conquista, Jacaraci, Juazeiro, Feira de Santana, Piripá, Barra do Choça, Caetité, Santo Antônio de Jesus, Bom Jesus da Lapa, Caetanos, Campo Formoso, Carinhanha, Coaraci, Encruzilhada, Guanambi, Ibiassucê, Irecê, Palmas de Monte Alto, Santo Estevão, Seabra e Várzea Nova.

Na última quarta-feira (17), o Ministério da Saúde, através da Câmara Técnica de Imunizações, liberou a ampliação das faixas etárias para a vacina da dengue no Sistema Único de Saúde (SUS) no caso das doses que irão vencer no dia 30 de abril. 

A Sesab informou, na última quinta (18), que 54 municípios baianos poderão ampliar a faixa etária do público-alvo para a vacinação contra a dengue, com cobertura estendida para incluir crianças e adolescentes de 6 a 16 anos. São eles:

Amélia Rodrigues, Anguera, Antônio Cardoso, Baixa Grande, Barra do Choça, Bonito, Caetité, Camaçari, Candeal, Candeias, Capela do Alto Alegre, Conceição do Jacuípe, Conde, Coração de Maria, Dias d'Ávila, Feira de Santana, Gavião, Ichu, Ipecaetá, Ipirá, Irará, Itaparica, Jacaraci, Lauro de Freitas, Macaúbas, Madre de Deus, Mata de São João, Morro do Chapéu, Mundo Novo, Nova Fátima, Pé de Serra, Pintadas, Piripá, Pojuca, Rafael Jambeiro, Riachão do Jacuípe, Salvador, Santa Bárbara, Santanópolis, Santo Amaro, Santo Estêvão, São Francisco do Conde, São Gonçalo dos Campos, São Sebastião do Passé, Saubara, Serra Preta, Serrinha, Simões Filho, Tanquinho, Teixeira de Freitas, Teodoro Sampaio, Terra Nova, Vera Cruz e Vitória da Conquista.

Por meio de nota técnica, o ministério orientou as secretarias a priorizarem a população entre 6 e 16 anos. Se, mesmo assim, houver risco de sobrarem doses, os profissionais poderão aplicar nas pessoas de 4 a 59.