Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 12 de julho de 2024

Home

/

Notícias

/

Saúde

/

Ministério da Saúde lança nova campanha de vacinação contra covid-19

Saúde

Ministério da Saúde lança nova campanha de vacinação contra covid-19

Proposta é imunizar pelo menos 70 milhões de pessoas

Ministério da Saúde lança nova campanha de vacinação contra covid-19

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 25 de maio de 2024 às 19:00

O Ministério da Saúde iniciou uma nova campanha de vacinação contra a covid-19, após a chegada das primeiras doses atualizadas. O objetivo é vacinar pelo menos 70 milhões de pessoas.

Em maio, o Brasil recebeu 9,5 milhões de doses da vacina atualizada para a variante XBB.1.5, que estão sendo distribuídas aos estados conforme um cronograma logístico. A aplicação das vacinas iniciou em vários estados a partir do dia 9 de maio.

Essas doses representam uma aquisição emergencial, suficiente para manter os estados e municípios abastecidos até que novas remessas sejam recebidas. A validade das vacinas vai até setembro e outubro de 2024, conforme autorização da Anvisa. O Ministério da Saúde informou que a vacina monovalente XBB é segura e eficaz, semelhante às versões bivalentes, mas adaptada para a variante XBB.1.5.

O novo esquema vacinal, válido a partir de 1º de janeiro de 2024, inclui a vacinação de crianças de 6 meses a 5 anos, uma dose anual ou semestral para grupos prioritários com 5 anos ou mais, e uma dose para pessoas acima de 5 anos que não pertencem aos grupos prioritários. O Ministério reforça que as vacinas disponíveis continuam eficazes contra as variantes atuais, sendo essenciais para prevenir casos graves e mortes pela covid-19.