Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 12 de julho de 2024

Home

/

Notícias

/

Saúde

/

Criança de 4 anos morre por dengue em município da Bahia; estado contabiliza 84 mortes pela doença

Saúde

Criança de 4 anos morre por dengue em município da Bahia; estado contabiliza 84 mortes pela doença

A criança também havia testado positivo para H1N1, o que complicou ainda mais seu quadro de saúde

Criança de 4 anos morre por dengue em município da Bahia; estado contabiliza 84 mortes pela doença

Foto: Divulgação/Sesab

Por: Metro1 no dia 14 de junho de 2024 às 11:16

A Secretaria de Saúde de Feira de Santana confirmou nesta quinta-feira (13) a morte de uma criança de apenas 4 anos por dengue. O caso aconteceu no dia 1º de maio, mas, somente agora a causa da morte foi oficialmente confirmada após a análise das amostras pela vigilância Epidemiológica, encaminhadas ao Laboratório Central de Saúde Pública do Estado (Lacen) 

A criança foi atendida em um hospital da rede privada, apresentando os sintomas típicos da dengue, como febre, dor de cabeça, vômito e manchas vermelhas na pele. No entanto, a situação começou a se agravar ao constatar que a criança também havia testado positivo para H1N1, complicando ainda mais seu quadro de saúde.

A informação revelou um quadro alarmante da situação epidemiológica na região. Em toda a Bahia, apenas em 2024 foram registradas 84 mortes pela doença, segundo dados da Secretaria de Saúde do Estado. Além disso, no mesmo período o estado conta com mais de 3 mil casos graves da arbovirose. 

Em Feira de Santana a Vigilância Epidemiológica recomenda que ao notar o início dos sintomas característicos de dengue os pais já devem iniciar hidratação via oral, que pode ser feita com água, e procurar a unidade de saúde para a criança ser avaliada por profissionais de saúde.

Nos casos em que a doença já apresente sinais de alarme ou gravidade, os pais devem procurar imediatamente as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e policlínicas municipais, em especial, no município, a UPA Queimadinha, que dispõe de atendimento pediátrico para situações de urgência e emergência.