Saúde
Vacina contra HPV pode beneficiar mulheres já infectadas
Estudos mostram que a vacina pode reduzir as chances de reaparecimento em pessoas que já trataram lesões causadas pelo vírus
Foto: Freepik
Mulheres infectadas pelo vírus HPV podem se beneficiar da vacina, sem restrição de idade, conforme afirmou Mônica Levi, presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), durante a 26ª Jornada Nacional de Imunizações em Recife. Atualmente, a vacina contra o HPV está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) para crianças e adolescentes de 9 a 14 anos.
Estudos recentes revelam, que mesmo mulheres adultas que já contraíram HPV podem ser beneficiadas pela vacina. A literatura médica registra mais de 200 subtipos do vírus, sendo quatro deles os principais responsáveis por causar câncer de colo de útero, ânus, vulva, vagina, pênis e orofaringe. Assim, uma pessoa infectada por um subtipo ainda pode se proteger, por meio da vacina, contra outros subtipos.
Segundo Mônica, os estudos mostram que a vacina pode reduzir as chances de reaparecimento em pessoas que já trataram lesões causadas pelo vírus.“As conclusões são que mulheres adultas permanecem sob risco de adquirir novas infecções por HPV e que as vacinas contra o vírus são seguras e eficazes também em mulheres de meia-idade”, destacou. “A vacina contra o HPV também previne e reinfecção de mulheres com infecção prévia e protege de recidivas pós-tratamento de lesões”, concluiu a presidente da SBIm.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.