Saúde

Sesab registra 10 ocorrências de doença que paralisa membros em Salvador

De acordo com informações da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), a Bahia já registrou, em 2015, 27 casos da Síndrome de Guillain-Barré. [Leia mais...]

[Sesab registra 10 ocorrências de doença que paralisa membros em Salvador]
Foto : Reprodução

Por Gabriel Nascimento no dia 29 de Junho de 2015 ⋅ 12:02

De acordo com informações da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), a Bahia já registrou, em 2015, 27 casos da Síndrome de Guillain-Barré. Salvador apresentou o maior número de ocorrências, com 10 pacientes, seguida de Valença, com dois.

Outros casos foram identificados nos municípios de Alcobaça, Camaçari, Camamu, Cândido Sales, Ibicuí, Irará, Itabuna, Itajuípe, Monte Santo, Matuípe e Serrinha. A Síndrome de Guillain-Barré é uma doença auto-imune, caracterizada por sintomas como perda de reflexos e paralisia nos braços e pernas, além de dores na face e hipotensão.

Conforme a pasta, não há dados relativos a anos anteriores, por conta da ausência de notificação compulsória da doença, exigida apenas para menores de 15 anos. Apesar disso, casos decorrentes da infecção por Zika Vírus, fizeram com que a Vigilância Epidemiológica passasse a solicitar notificação compulsória. A Sesab disse ainda que nem todos os casos da síndrome estão ligados ao Zika Vírus.

Notícias relacionadas

[Bahia registra primeiro caso de sarampo em 2018]
Saúde

Bahia registra primeiro caso de sarampo em 2018

Por Juliana Rodrigues no dia 15 de Setembro de 2018 ⋅ 09:02 em Saúde

De acordo com a Sesab, o paciente é natural de Manaus e já estava doente quando chegou a Ilhéus, onde foi diagnosticado