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OMS aprova regulamentação de propaganda digital para substitutos do leite materno

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OMS aprova regulamentação de propaganda digital para substitutos do leite materno

A medida contribui para uma nutrição segura e adequada para lactentes

OMS aprova regulamentação de propaganda digital para substitutos do leite materno

Foto: Bruno Peres/Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 27 de maio de 2025 às 08:26

Atualizado: no dia 27 de maio de 2025 às 08:43

A 78ª Assembleia Mundial da Saúde da OMS, realizada nesta segunda-feira (26) em Genebra, aprovou uma regulamentação específica para o marketing digital de substitutos do leite materno. A proposta, liderada pelo governo brasileiro, atualiza o Código Internacional do Marketing desses produtos, em vigor há 44 anos.

Com a nova diretriz, amplia-se a vigilância sobre práticas abusivas de propaganda no ambiente digital, protegendo o aleitamento materno e garantindo que mães e famílias possam tomar decisões alimentares livres de influência comercial. Segundo a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que colaborou com o texto, a medida contribui para uma nutrição segura e adequada para lactentes.

O texto foi aprovado após três meses de negociações multilaterais conduzidas pelo Brasil, com o apoio de 20 países co-patrocinadores, como Noruega, México, Chile, Espanha e Uruguai. A iniciativa reforça o compromisso internacional com a saúde infantil e a regulação ética da indústria alimentícia.