Sábado, 14 de junho de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Saúde

/

Número de casos de síndrome respiratória é o maior dos últimos 2 anos

Saúde

Número de casos de síndrome respiratória é o maior dos últimos 2 anos

Análise divulgada pelo Fiocruz indica ainda que 21 das 27 unidades federativas apresentam incidência de Srag em nível de alerta

Número de casos de síndrome respiratória é o maior dos últimos 2 anos

Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 13 de junho de 2025 às 17:22

O boletim semanal InfoGripe - divulgado hoje (12) pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro - alerta que este ano o total de casos de Síndrome Respiratória Aguda (SRAG) no país tem sido maior do que o anotado nos últimos dois anos.

Em quatro semanas, o número de casos de SRAG quase dobrou em relação ao mesmo período do ano passado, registrando aumento de 91%. Essa alta atípica de ocorrências se concentra principalmente nos estados das regiões centro-sul. A influenza A e o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) têm causado o maior número de hospitalizações por SRAG em grande parte do país. 

O Boletim constatou a manutenção do crescimento de influenza A na maior parte dos estados das regiões Centro-Sul e Nordeste, e em parte da região Norte, com níveis de incidência variando de moderado a muito alto. Jovens, adultos e idosos são as populações mais afetadas.

A análise indica ainda que 21 das 27 unidades federativas apresentam incidência de Srag em nível de alerta, risco ou alto risco, com sinal de crescimento na tendência de longo prazo. São essas: Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Paraíba, Pará, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo.